domingo, 1 de novembro de 2009

GIROLANDO


Generalidades sobre a raça:-
Fatos e dados históricos:

As primeiras notícias do surgimento desses animais data da década de 40. Pelos anseios dos criadores brasileiros, começaram a praticar o cruzamento de Gir com o Holandês intensamente, procurando que as duas raças se complementassem com rusticidade e produtividade.
Atualmente o Ministério da Agricultura, juntamente com as associações representativas traçaram as normas para a formação do Girolando - Gado Leiteiro Tropical (5/8 hol + 3/8 gir - Bi Mestiço), transformando-o em prioridade nacional.

O vigor híbrido: um dos maiores atributos do girolando:

Com a utilização da Heterose, método que ainda pode utilizar mais intensamente as qualidades existentes nas raças puras, a raça girolanda conseguiu conjugar a rusticidade do Gir e a produção do holandês, adicionando ainda características desejáveis das duas raças em um único tipo de animal, fenotipicamente soberano, com qualidades imprescindíveis para produção leiteira econômica dos trópicos.

A formação da raça:

A raça, fundamentalmente produto do cruzamento do holandês com o gir, passando por variados grau de sangue, direciona-se visando a fixação do padrão racial, no grau de 5/8 hol + 3/8 gir, objetivando um gado produtivo e padronizado.

Performance

Girolando a raça mais versátil do mundo tropical:
As fêmeas Girolando, produtoras de leite por excelência, possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção nos trópicos atribuindo um desempenho muito satisfatório economicamente.
Os machos por sua adaptabilidade, conseguem desempenho comparável com qualquer cruzamento industrial específico para carne, quando colocados em situações idênticas de criação.

Rusticidade:

Sua capacidade de auto-regulação do calor corporal, sua conformação muscular e esquelética, aprumos e pés fortes, hábito de pastejo, capacidade ruminal etc., são condições que lhe atribuem grande resistência e adequação ao meio ambiente.

Vida útil:

Longevidade, Fecundidade e Precocidade estão bem evidentes no Girolando, virtudes que resultam uma ótima produção vitalícia e uma prole numerosa, que inicia-se normalmente aos 30 meses de idade (1a. cria), o pico de produção leiteira chega até os dez anos, e produz satisfatoriamente até aos 15 anos de idade.

Fertilidade:

A eficiência reprodutiva do Girolando é seu ponto forte, pois todos sabemos que a fertilidade é melhor quando o animal está em seu clima ideal. A conformação anatômica do aparelho reprodutivo das matrizes girolando é perfeito. Tanto novilhas como vacas, não oferecem problemas de parto. Com relação aos programas de Inseminação Artificial e Transferência de Embriões, têm-se obtido pleno sucesso.
Outro dados interessantes: O embrião do Girolando é mais resistente suportando uma variação maior de temperatura; e o período de gestação é precoce, sendo intermediário entre o Gir e Holandês: 285 dias. O intervalo entre partos encontra-se em torno de 410 dias.

Produção leiteira:

Responsável por 80% do leite produzido no Brasil, fica aí evidente, a afinidade do Girolando com o tipo de exploração, propriedades, mercado e o produtor nacional. Como o sistema de produção de leite é altamente influenciado por fatores "Extra Genéticos", a prioridade dos produtores profissionais deve se fundamentar nos elementos reais ( R$) de produtividade, ou seja, reduzir ao máximo o custo de produção. Isto no Brasil, só é possível com o Girolando, que:
Produz satisfatoriamente sob pastejo e consegue aproveitar muito bem as forragens de baixa qualidade. - A média de produção leiteira por lactação é de 3.600 Kg. ( duas ordenhas/dia) em 305 dias, com 4% de gordura, acumulando uma produção vitalícia acima dos 20.000 Kg de leite, que inicia-se normalmente aos 30 meses de idade. O período de lactação médio gira em torno dos 280 dias, tendo o pico de produção entre os 30 e 100 dias com ótima persistência.

Aptidão para excelente ganho de peso:

A terminação dos machos Girolando em confinamento pode ser praticada com segurança. Essa é uma das grandes vantagens do Girolando; ser também propício ao abate; em todos os experimentos realizados obteve-se ganho médio superior a 1,0 Kg/dia. As fêmeas exprimem determinada angulosidade e os machos força a amplitude em sua carcaça. A performance do Girolando em regime de pasto, também é invejável, em todas as faces produtivas: cria, recria e engorda.

Habilidade materna:

Além do bezerro Girolando nascer com excelente peso (35 Kg/média), a docilidade de sua mãe juntamente com outras qualidades maternais, torna sua raça a mais utilizada como receptora de embrião em nosso país.

Aproveitamento comercial:

A raça que vale ouro nos tópicos, hoje é vendida por encomenda, tal é a procura e o interesse cada vez mais crescente pelo Girolando. A panorância das exposições brasileiras, é um fato que comprova a consolidação do Girolando como a raça mais viável para o país, notamos em todos os eventos, a presença cada vez mais expressiva desses animais e sempre de excelente qualidade. Polivalente por natureza, estes produtos têm mantido uma seqüência de sucessivos recordes em leilões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário