domingo, 1 de novembro de 2009

SIMENTAL


É uma raça também bastante antiga, embora um pouco menos que a Schwyz e autóctone do norte e oeste da Suíça. É conhecida pelos nomes de "Simmentaler", "Saanen", "Erlenbach", "Rotschecken", "Berner Fleckvieh", "Suíça Malhada", "Bernesa", etc. Houve sempre por parte dos criadores uma preocupação de mantê-la pura, evitando a introdução de raças exóticas, o que nem sempre foi possível e, mesmo dentro da Suíça, segregaram-se nos diversos cantões variedades que só desapareceram quando a do vale do Simmen alcançou tal reputação que passou a fornecer reprodutores para as outras regiões, absorvendo os tipos primitivos. A Associação de Criadores só foi fundada em 1888, data que marca o maior progresso e uniformidade da raça. Fora da Europa é pouco difundida, porém vários países americanos a têm importado, embora em escala reduzida.

Descrição

Peso médio de 750Kg nas vacas e 1050 nos touros.

Estatura de 135 a 140cm nas vacas e 140 a 150 nos touros.

Pelagem castanha amarelada ou vermelha, com manchas brancas de distribuição característica. A cabeça, o ventre e a parte baixa do peito, as patas e a vassoura da cauda são brancas e o corpo pode apresentar manchas brancas variáveis, sobretudo atrás das espáduas e nos flancos. É preferível que as zonas coloridas sejam contínuas e não fragmentadas em numerosas manchas pequenas. Constituem defeito grave os pelos pretos na pelagem, como indício de cruzamento. Os pelos são curtos e finos, às vezes ondulados, nos touros, que os possuem mais compridos e grossos na marrafa e pescoço. O couro é um pouco grosso, porém macio e elástico. A mucosa é rosada tanto nas pálpebras como no focinho, constituindo defeito grave o pigmento escuro. Os chifres são brancos na maior extensão, com as pontas claras ou avermelhadas e os cascos amarelados. A pigmentação de preto ‚ indesejável.

Cabeça média, de perfil convexo, antes fina, com fronte curta, larga e convexa, com as arcadas orbitarias e olhos pouco aparentes, a marrafa saliente, as ganachas fortes e o focinho largo. As orelhas são médias em tamanho e os chifres, achatados e leves de preferência, saem um pouco de trás da marrafa e se dirigem para a frente e para cima.

Pescoço médio, musculoso e forte, com um pouco de papada na garganta e alguma barbela.

Corpo grande, atarracado, robusto e pesado; o garrote, o dorso e a garupa devem formar uma linha reta, com os rins fortes. A garupa é bem desenvolvida. O peito é amplo e um pouco musculoso. O tórax redondo, com as costelas razoavelmente cobertas. As espáduas são largas e musculosas. O flanco é curto e cheio. O ventre regular e o quarto traseiro fortemente musculoso. O úbere é quadrado, glanduloso, bem situado, com tetas médias e separadas. As veias mamárias são grossas, compridas e sinuosas.

Membros médios, fortes, bem aprumados, com articulações secas e largas. São um pouco musculosos, sobretudo nas coxas, e têm uma tendência a serem grosseiros, devido ao forte esqueleto, o que deve ser evitado. Unhas duras.

Aptidões e outras qualidades

Embora o gado Simmental seja considerado em sua terra uma raça mista para leite, carne e trabalho, tem aptidão predominantemente leiteira. Nos últimos vinte anos a seleção evoluiu para a criação de animais dotados de maior precocidade, menor altura e produções maiores de leite e carne. Em 1961, todas as vacas submetidas ao controle leiteiro produziram, em média, 3.968Kg de leite, com 4,03% de gordura.
Os machos entram na reprodução dos 10 aos 13 meses de idade e as fêmeas dão a primeira cria entre os 30 e 36 meses de idade. O peso ao nascer é de 42Kg para as fêmeas e 50 para os machos.
Como animal de corte, o Simmental apresenta crescimento rápido e corpo com boa musculatura, sem tendência a acumular excesso de gordura subcutânea, ao passo que a gordura intra e intermuscular é bem desenvolvida, dando boa consistência e coloração às fibras musculares. As carcaças, nas diversas categorias de animais de açougue, dão os pesos e rendimentos a seguir mencionados:

Rendimento da carcaça do gado Simmental

---
Peso vivo (Kg)
Carcaça (%)
Vitelos de 2 a 3 meses
130 - 140
60 - 65
Novilhos de 18 a 24 meses
550 - 700
54 - 58
Novilhas de 18 a 30 meses
500 - 700
53 - 56
Vacas de mais de 3 anos
600 - 900
52 - 54

Essa raça tem sido indicada sobretudo para as regiões montanhosas. Quando cruzado com o nosso gado azebuado, produz mestiços pesados e bons leiteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário