domingo, 1 de novembro de 2009

ANGLO NUBIANA


Esta raça é oriunda do cruzamento de cabras inglesas de pêlos curtos, principalmente do tipo Alpino com Nubianos importados. Utilizou-se tanto do cruzamento contínuo como do intercorrente.
Hoje, é uma raça muito difundida, gozando de ótima aceitação em nosso meio, provavelmente mais que a própria Nubiana.

Descrição

Peso mínimo de 55kg na cabra e 75 no bode.

Estatura de 60 a 70 cm de fêmea e 70 a 90 no macho.

Pelagem semelhante à da Nubiana, muito variável, freqüentemente malhada ou "tartaruga", sendo comum combinação de pelos pretos, vermelhos, pardos, preferindo-se porém, que esteja livre de qualquer indício da pelagem de Toggenburg. Os pelos são curtos, lustrados, de grossura regular. A pela é frouxa.

Cabeça como a da Nubiana, porém mais levantada e alerta. No bode, preferivelmente sem chifres, bem masculina. Chanfro convexo, com uma depressão em sua ligação com o fronte. Orelhas grandes, pesadas, caídas junto à cabeça. Olhos grandes e brilhantes. A cabeça da cabra é mais fina e delicada que a do bode, não chegando a ser fraca; não possui chifres e tem o perfil, orelhas e olhos semelhantes aos do macho.

Pescoço mais forte e mais erguido que o da Nubiana, às vezes com barbela reduzida

Corpo bem proporcionado, com as espáduas dispostas de tal forma a dar um costado largo e cheio. Costas direitas. Costelas bem cinturadas e afastadas. Garupa ampla. No bode há uma tendência para as cruzes serem altas e o lombo enselado, o que se deve procurar corrigir .A ossatura e a musculatura geral são mais fortes que na cabra Nubiana. Úbere cheio, flexível, com as duas metades iguais e não carnudas, profundamente fendido, antes dependurado, ligado alto atrás, com tetas grandes e bem colocadas. Veias mamárias grandes e tortuosas.

Membros longos, fortes, secos e bem aprumados, com boa ossatura e quartelas direitas.

Aptidões e outras qualidades

É uma cabra de aspecto alerta e atraente. Embora parecida com a Nubiana, é a mais alta e mais elegante, mais forte, produz mais carne, porém é menos leiteira. Mesmo assim, é boa produtora, pois dá diariamente 2 a 4 litros de um leite muito gordo, com 6% ou mais de gordura. A prolificidade é quase tão boa como a da Nubiana. Os cabritos são grandes, robustos, precoces e de carne muito boa. É muito rústica e perfeitamente adaptável ao Brasil, salvo nas regiões muitos úmidas. É criada sobretudo nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Tem grande preponderância na transmissão de seus caracteres pelos cruzamentos, sendo fácil confundir mestiços Nubiano x Toggeenburg com Nubianos, o que requer cuidadosa verificação da origem pelos compradores. É uma das raças mais recomendáveis ao Brasil. Produz, com caprinos comuns, mestiços dotados de boa aptidão leiteira, de crescimento rápido e produtores de carne de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário