domingo, 1 de novembro de 2009

PARDO SUIÇO (SCHWYS)


O gado Schwyz ou Pardo Suíço, constitui uma das raças bovinas mais antigas, pois teve origem na época Neolítica e já existia a 1800 anos a. de C., como testemunham seus restos deixados nas palafitas. Sua área geográfica é constituída sobretudo pelo sudeste da Suiça, tendo ultrapassado as fronteiras para todos os países vizinhos.

Descrição

Peso médio de 597 Kg nas fêmeas e 930 nos machos.

Estatura média de 135 cm nas vacas e 146 nos touros.

Pelagem pode ser parda clara, cinzenta, cor-de-rato, parda ordinária, parda escura, porém as tonalidades preferidas são a cinzenta bem escura, cor-de-rato, e a parda escura com as partes internas dos membros e das orelhas mais claras, bem assim no fio do lombo, notadamente nos touros, em volta do focinho. O úbere é também coberto de pelos claros. Toleram-se pequenas manchas brancas no baixo ventre, que constituem defeito porque a pelagem deve ser uniforme.
A língua e o focinho são azulados, quase pretos. A tonalidade da cor varia segundo a estação do ano. Os cascos são pretos e os chifres brancos com as pontas pretas. A pele, se bem que um pouco espessa, é elástica e untuosa, solta, formando pregas nalgumas regiões, não devendo ser escura. Os pêlos são duros, finos, curtos e brilhantes, salvo na pelagem de inverno.

Cabeça relativamente grande, preferindo-se de tamanho moderado, de perfil direito, com a fronte larga entre os olhos e estreita entre os chifres, levemente deprimida; chifres curtos, leves, em lira baixa, com as pontas para fora, às vezes levantadas; orelhas grandes e atentas; focinho largo e olhos plácidos. Nos touros, a cabeça deve ser forte e masculina, sem ser grosseira.

Pescoço bem musculado nas vacas, com barbela pequena; nos touros, muito grosso na metade anterior do bordo superior.

Corpo mais cilíndrico do que em cunha, porém de conformação variável, correspondendo ao tipo misto para leite e carne. Fora da Europa, preferem-se os tipos menos carnudos ou leiteiros mais típicos. É retaco, de corpulência média, com tórax desenvolvido, amplo e profundo, às vezes estreito na frente, em fêmeas acentuadamente leiteiras; peito amplo; paletas grandes e carnudas, chegando a serem grosseiras, o que constitui defeito; cruzes freqüentemente estreitas e um pouco salientes; linha superior direita e longa, com dorso e lombo longos e musculados, às vezes excessivamente para um gado leiteiro; garupa larga, longa, direita e regularmente cheia; cauda grossa e curta, não raro de inserção grosseira; ventre desenvolvido, sustentando um úbere belo, grande e típico de gado leiteiro; tetas de tamanho médio.

Membros de tamanho médio, sólidos, secos, com ossatura e musculatura fortes e aprumos bons; nádegas bem fornidas; unhas escuras, largas e fortes.

Aptidões e outras qualidades
A aptidão predominante é a leiteira, pois as vacas controladas produzem em média 3.642 Kg de leite, com 3,88% de gordura. Quanto à produção de carne, o Schwyz possui boa capacidade. A carne é de boa qualidade, com discreto tecido adiposo, embora as carcaças possam conter de 20 a 25% de ossos. Entre as raças mistas é a que melhor se comporta neste país, não só nos Estados do Sul e do Centro, como mesmo nas condições do Nordeste brasileiro. É um gado rústico, sóbrio, prolífico, de temperamento vivo, que se presta não somente ao regime estabulado, misto, ou a pleno campo. As novilhas são cobertas aos 2 1/2 anos. Nos cruzamentos, transmite com grande fidelidade seus atributos, sendo às vezes difícil distinguir um animal 3/4 de um puro, não só pela conformação e pelagem como também pelas aptidões econômicas.


Fonte: Catalogo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário