domingo, 1 de novembro de 2009

SINDI


Origem – É uma das raças mais antigas do planeta, originária do norte da província desértica de Sindi, no Paquistão. Mas encontra-se em mais de 33 países asiáticos, África e Américas. É considerada “raça nacional” do Paquistão.

No Brasil – Os primeiros animais chegaram por volta de 1850. Os principais importadores dessa raça foram os senhores Ravísio Lemos (1930) e Felisberto de Camargo (1952). Modernamente, o Sindi ganhou muitos adeptos na região semi-árida nordestina e alguns descendentes do rebanho original importado por Felisberto de Camargo estão na Embrapa Semi-Árido, em Petrolina-PE.

Qualidades – As qualidades da raça referem-se à constituição própria dos animais dentro do grupo racial e às propriedades que se derivam das condições ambientais da região de origem. Os animais da raça Sindi são em geral pequenos, de bela aparência, adequados para regiões de poucos recursos alimentares, onde seria difícil a manutenção de animais de grande porte, adaptando-se facilmente a diferentes condições de clima e solo. A prolificidade é outra característica marcante dessa raça.

Descrição – O gado Sindi possui pelagem avermelhada, variando do mais escuro ao amarelo-alaranjado, observando-se, ás vezes, pintas brancas na barbela, na testa e no ventre, porém sem manchas grandes.

Desempenho – Em controle leiteiro realizado pelo criador Manoelito Andrade, de Taperoá-PB, foram obtidas médias de 2.560 – 3.600 kg em períodos de lactação de 305 dias, com recordes acima de 4.000 kg e teor de gordura perto de 5,0%.
Quanto aos seus pesos, as vacas pesam de 350 – 450 kg e os machos entre 500 – 600 Kg.

A Embrapa Semi-Árido vem realizando estudos de adaptabilidade e desempenho da raça e os resultados preliminares, já demonstram o alto potencial do SINDI, para nossa região semi-árida.

Fonte: EMBRAPA

Um comentário:

  1. gostaria de saber onde encontrar gado sindi na região nordeste para compra e levar para o PI. Se alguem poder me informar eu agradeço.

    ResponderExcluir