É outra afamada raça caprina leiteira suíça, originária do vale do Toggenburg mediante cruzamento inicial da cabra fulva de Saint-Gall com a branca de Saane. Hoje é bem definida, muito popular na Suíça, Inglaterra, Estados Unidos e outros países, graças à sua aptidão produtiva e rusticidade.
Descrição: - Peso médio de 50Kg nas cabras e 70 nos bodes.
Estatura entre 70 e
Pelagem - Deve ser de cor marrom uniforme, com grande variação de intensidade, desde marrom escuro até o fulvo e pardo-cinza claro. Em certos países admite-se a cor preta e mesmo a presença de malhas brancas, o que não deve ser aceito no registro de animais puros. A tonalidade escura é a mais estimada. A cor geral é marcada por manchas brancas nas seguintes regiões: orelhas, no interior e nos bordos; focinho; face interna dos membros e extremidades, dos joelhos e garrões para baixo; um triângulo branco de cada lado da cauda; duas faixas brancas descendo do olho até o canto da boca, limitando uma área mais escura no chanfro. No bode adulto, esta mancha tende a desaparecer, ficando apenas uma pequena mancha sob os olhos. Os pêlos variam de curtos e lisos a um pouco longos por todo o corpo, ou, mais freqüentemente no meio das costas e nádegas. No bode sempre são mais longos, mas em ambos os sexos, prefere-se que sejam curtos e brilhantes. A pele deve ser macia, elástica e solta. Os cascos são de cor amarela clara.
Cabeça bela, distinta, comprida, seca e mocha, admitindo-se fêmeas descorneadas artificialmente. A fronte e o focinho são largos, notadamente no bode, que deve revelar aparência masculina. O perfil é direito. As orelhas são um pouco grandes, mantidas eretas levemente acima da horizontal. Barba grande no macho e reduzida na fêmea.
Pescoço quase sempre com brincos, fino, de tamanho médio na cabra e forte ou mesmo pesado no bode.
Corpo longo, com costelas bem arqueadas e com ventre profundo e bem desenvolvido na cabra. Linha dorso lombar direita e forte. Garupa larga, não muito caída. O Bode deve ter tórax mais profundo e amplo, com peito bem largo.
Úbere - Deve ser belo e simétrico, bem desenvolvido, mas não carnoso; não deve ser pendurado, mas sim bem ligado ao corpo. Tetas simétricas, suficientemente grandes para serem ordenhadas e levemente dirigidas para fora. Veias mamárias com notável desenvolvimento.
Membros fortes, secos, corretamente aprumados e bem proporcionados para o corpo. Cascos amarelos, limpos e fortes.
Aptidões e outras qualidades
A Toggenburg, por ser uma raça bastante forte e rústica, suporta variadas condições de vida. Embora prefira regiões montanhosas, vive e produz bem em regime de meia ou completa estabulação. Corresponde bem ao trato e à boa alimentação. Na Suíça, dá em média 600Kg de leite por período de lactação, com 3,5% de gordura. A recordista norte americana produziu 2.010Kg de leite em um ano. Sua aparência geral deve revelar vigor e vivacidade, pois é bastante rústica e facilmente aclimatável, sendo uma das raças caprinas mais recomendáveis para o Centro e Sul do Brasil, onde sua adaptação é perfeita, sem perda de suas excelentes qualidades, podendo ser criada a campo ou estabulada. É muito fértil, dando habitualmente gêmeos, algumas vezes triplos e até quadruplos. O parto simples é raro. Os cabritos são fortes e crescem rapidamente. Nos cruzamentos imprime com grande fidelidade suas características raciais e aptidões produtivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário